quarta-feira, 14 de junho de 2017

Das terras de Narcea às terras de Somiedo (2)

Depois da travessia desde terras de Narcea, os restantes três dias desta incursão ao Paraíso tiveram o "acampamento base" em Pola de Somiedo, com a simpatia e a hospitalidade do amigo Herminio e do restante pessoal da sua "Casa Miño". Para a escolha dos percursos realizados, em muito contribuiu também a amiga Rosalía Alvarez, que já em 2015 nos havia acompanhado na subida ao Cornón, tecto de Somiedo. As suas ocupações não lhe permitiram desta vez acompanhar-nos ... mas a sua hospitalidade não a deixou em mãos alheias, recebendo-nos na sua "Casa Rural Buenamadre".
Do Puerto de San Lorenzo a Santiago de Hermo, pelo Camín Real de La Mesa
Pola de Somiedo, 13 de Junho
Puerto de San Lorenzo, 13.06.2017, 9h35 - Ia começar a 3ª jornada desta incursão no Paraíso de Somiedo
Em Junho de 2014, na primeira "edição" com vários dos amigos reunidos nesta terceira versão, entrámos em Somiedo pelo Puerto de San Lorenzo, a quase 1400 metros de altitude. O Puerto situa-se no chamado Cordal de La Mesa, por onde passava a antiga calçada romana de La Mesa, que unia terras leonesas e astures. Ao subir ao Puerto, ainda no autocarro, saímos das nuvens ... e saímos para um dia esplendoroso. A leste, tínhamos terras de Teverga e de Quirós, com o maciço das Ubiñas e os Huertos del Diablo como pano de fundo. A poente, as serras e os vales de Somiedo!

Mar de nubes, do Puerto de San Lorenzo
Subida ao cume de Mirandiella (1568m alt.)
Ao fundo, o Maciço das Ubiñas
Há 3 anos, seguimos o Cordal para sudeste, rumo a Saliencia. Desta vez, por isso, rumámos a norte, começando por subir ao cume de Mirandiella. No horizonte havia nuvens escuras. Tentámos ligar o cume ao Camín Real, mas no início da descida ... subiu o nevoeiro; associado à densa vegetação, o bom senso ditou que regressássemos quase ao Puerto San Lorenzo, para então seguir a calçada real, sempre com fabulosas panorâmicas para sudoeste e oeste. Entre o verde das encostas e o cinzento das nuvens, entre a Terra e o Céu ... fizemos dois minutos de êxtase, de contemplação ... dois minutos a ouvir o silêncio...

Entre a Terra e o Céu ... entre a contemplação e a catarse ... dois minutos a ouvir o Silêncio
Sobre a aldeia de Orderías, próximo da Fuente El Camín
À medida que avançávamos para norte ... as nuvens escuras aproximavam-se ... sentíamos as primeiras gotas de água ... e, primeiro ao longe, sobre o maciço do Cornón, viam-se raios a cortar os céus ... ouvia-se o ribombar dos trovões. Protecções nas mochilas, vestir impermeáveis ... e o que assistimos pouco antes do alto de La Celada foi um autêntico espectáculo pirotécnico! Mas, tão rapidamente como os trouxe, Santa Bárbara levou os trovões e os raios para nordeste ... e deixou-nos almoçar naquele imponente Collado, próximo da magnífica veiga de Cueiro. A poente, o vale de Valcárcel, para onde iríamos descer; a nascente, o vale de Taxa, em terras de Teverga.

Alto de La Celada (1430m alt.) - Depois da tempestade ... o almoço, sobre o vale de Taxa
A partir de La Celada, o percurso era quase sempre a descer ... e a descer bem! As nuvens alternavam com o Sol, a chuva alternava com o calor ... num veste e despe permanente ... à medida que íamos descendo aos 'S' nas vertentes mais íngremes. Valcárcel foi a primeira aldeia ... onde uma simpática aldeã, de seu nome Covadonga, evidenciou o seu isolamento e a necessidade de falar ... acabando por nos vender rifas para um cabrito. Se nos sair o cabrito ... lá teremos de voltar a Somiedo... 😋
Descida para Valcárcel ... por entre o Céu e a Terra ... por entre a Luz e as Trevas...
Com Doña Covadonga em Valcárcel ... 15
minutos a alimentar a necessidade de conversa
Entre Valcárcel e Clavichas ... pelo meio do verde
E se em Valcárcel só vimos uma habitante ... Clavichas pareceu-nos uma aldeia fantasma ... apesar de ter roupa estendida. E lá bem no fundo do vale, já se via o nosso destino: Santiago de Hermo.
Vale do Reguero de Santiago, com Clavichas em primeiro plano. Ao fundo ... Santiago de Hermo
Bucolismo em Clavichas ...
no reino da cor e da magia
Santiago de Hermo deve o seu nome e a sua Capela ao Apóstolo, evidentemente. A Capela data de 1884 ... e a festa anual da aldeia é a 25 de Julho ... Dia de Santiago. Com pouco mais de 16 km percorridos, terminámos a caminhada em Santiago. O amigo Herminio veio buscar o amigo Paulo (o nosso motorista/caminheiro); o bar "Casa Cuqui" foi o nosso refúgio enquanto esperávamos pelo autocarro.

Santiago de Hermo e a sua Capela de Santiago, de 1884
Regressados a Pola de Somiedo ... os pés pediam água fresca... 😊
Circular Pola de Somiedo - Valle de Lago
Pola de Somiedo, 14 de Junho
Igreja de S. Pedro, Pola de Somiedo, 14.06.2017, 8h35
4ª feira ... 4ª caminhada no paraíso. Juntando pedaços de várias rutas já percorridas, idealizei para o grupo um percurso circular com partida e chegada a Pola de Somiedo. O autocarro nesta 4ª feira, portanto, não saiu de Pola. E nós saímos pela vetusta Igreja de S. Pedro e pela senda accesible, junto à confluência dos rios Sousas e Somiedo e ao Hotel Palácio Flórez-Estrada.

Senda accesible, ao longo do vale de Somiedo, e miradouro do desfiladeiro de La Malva
O trilho contorna a Cuesta de El Gurugú, entrando no vale de Saliencia sobre as tuberías da Central de La Malva. Num dia particularmente quente e limpo, o muito arvoredo e o som do correr das águas foram especialmente bem vindos. Antes das dez e meia estávamos a cruzar o Rio Saliencia.

Em pleno paraíso, junto às cascatas do Rio Saliencia ...
onde o verde se confunde com os reflexos da água ...
onde o Sol envia chispas de luz por entre a ramagem
Veigas, 10h45
A seguir a Veigas voltámos a cruzar o rio Saliencia, desta vez para começar a vertiginosa subida de La L.lamera, rumo a Valle de Lago. Em cerca de 4 km, passámos dos pouco mais de 800 metros do vale de Saliencia para os 1230 do alto de La Bobia, sobre Valle de Lago ... a primeira aldeia Somedana que conheci, há uns já longínquos 20 anos! E foi para o Camping "Lagos de Somiedo" que nos dirigimos ... onde em Agosto de 1997 passei dois dias e duas noites à espera que as brumas e os "deuses" de Somiedo me deixassem conhecer o Paraíso que tinha descoberto ... a minha terceira "terra natal"!

Subida de Veigas a L.lamera e La Bobia ... por entre a magia e o silêncio dos bosques ... à espera de ver um urso...
Alto de La Bobia (1230m alt.)
Embalse del Valle ...
... e chegamos a Valle de Lago
Camping "Lagos de Somiedo" foi o local eleito para o almoço. Lá em cima, no alto do vale, lá estavam os Picos Albos, lá se adivinhava a presença do Lago del Valle, o maior lago cantábrico ... onde iríamos no dia seguinte. O rumo agora era cruzar o rio e descer o vale até Pola, contornando a majestosa Peña El Castiellu, também conhecida por Peña Furada, e descendo os belos prados que ladeiam o bosque de La Enramada, o paraíso do Outono Somedano ... que atravessámos em Outubro de 2015.

Camping "Lagos de Somiedo", Valle de Lago, 14h00
Peña El Castiellu, também conhecida por Peña Furada, na descida dos prados de Valle de Lago a Coto ...
... e com uma "Mana" encantadora de cavalos... 😄
Continuamos a descida dos prados. À direita o monte e bosque de La Enramada
Antes das três e meia entrávamos em Coto de Buenamadre e pouco depois estávamos na "Casa Rural Buenamadre", ao lado da vetusta Igreja de San Miguel de Llera. A amiga Rosalía não deixou a hospitalidade em mãos alheias ... e recebeu-nos com várias rodadas de Sidra e uma bela pausa naquele retiro que tanto ama. Não é por acaso que a Rosalía escolheu para título do seu blogue ... "Desde Somiedo, MI MUNDO RURAL: Afición, pasión, VIDA, l´elixir d´amore"...

Uma pausa e uma bela rodada de sidra ...
com a hospitalidade da amiga Rosalía
De Coto de Buenamadre a Pola de Somiedo faltavam-nos descer apenas os menos de 3 km que as separam. Pouco passava das cinco da tarde e estávamos de regresso, com 20 km percorridos, naquela que foi a maior das 5 caminhadas desta incursão pelo paraíso de Somiedo.

De regresso a Pola de Somiedo, 16h55
Pola também tem o seu Km '0'...
E as águas gélidas do rio continuam a ser um bálsamo...
Continuávamos sem ver nenhum exemplar da felizmente crescente população de ursos existentes nas terras de Somiedo. Mas, no bar "El Meirel", junto ao rio ... apareceu um! Tive que lhe segurar as mandíbulas... 😱
Ver o álbum completo da "aventura" em Somiedo
(Escrito em 20 e 21.06.2017)