sábado, 2 de abril de 2016

Por trilhos Nabantinos ... com os Novos Trilhos

Desde Janeiro que não caminhava com os Novos Trilhos. A segunda oportunidade do ano surgiu para uma caminhada na bela região de Tomar, a cidade dos Templários.
Tomar, 2.04.2016, 9:10h - Os Novos Trilhos vão começar...
Com a Mana Paula desde Santarém, uns minutos antes das 9 horas estávamos junto à estação de comboio de Tomar. Com início na cidade, o percurso começou pela Mata dos Sete Montes, também conhecida como a Cerca do Convento, de que fazia parte integrante, sendo usada pela Ordem de Cristo como área de cultivo e recolhimento. Dela subimos ao Convento de Cristo ... que tomámos literalmente de "assalto", escalando o seu muro exterior... J

Mata dos Sete Montes, ou Cerca do Convento de Cristo
Quando tomámos o Convento de "assalto"... J
Novos Trilhos no Convento de Cristo (foto de grupo)
Do Covento de Cristo seguiu-se a descida aos Montes da Pedreira e ao vale do Nabão, até cerca da Ermida das Lapas. O almoço foi aliás junto ao rio, num dos locais paradisíacos do ambiente ribeirinho.

Descida aos Montes da Pedreira
E chegámos às águas do Nabão: açude do Sobreirinho
O regresso levou-nos pela margem direita do Nabão, passando pela açude do Sobreirinho, rumo à Fábrica de Papel do Prado, onde passámos para a margem esquerda.

Pela margem direita
do Nabãorumo ao Prado
Já na margem esquerda ... dos trilhos Nabantinos
E por trilhos nabantinos continuámos até ao Outeiro dos Frades, onde é pena o estado de degradação do que resta das estruturas que ali em tempos existiram. E estávamos já perto do final. No regresso à cidade, entrámos pelo Jardim do Mouchão e pela zona histórica, com a sua característica Praça da República.

O Nabão no Outeiro dos Frades
Regresso a Tomar pelo Jardim do Mouchão
Pouco depois das quatro da tarde estávamos de regresso aos carros, no final desta bela primeira caminhada de Primavera, num belo dia de Primavera.

E de novo Tomar, no final de uma bela caminhada