sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Trilho dos Cornos do Diabo (Serra da Estrela)

No passado dia 27 de Junho subi ao Santuário lusitano do Cabeço das Fráguas, acompanhado por alguns elementos ligados ao Clube de Montanhismo da Guarda que então conheci. Desde aí, acompanhei online as actividades daquele grupo ... que agendou para o primeiro fim de semana de Setembro uma mega caminhada na Serra da Estrela - o MEGATRANSECT da Estrela, precedida de uma
Cornos do Diabo, Serra da Estrela, 31.08.2012
outra caminhada também na Serra, no último dia de Agosto. Apesar de não estar em Vale de Espinho, proporcionou-se participar nesta actividade juntamente com dois elementos vindos também da Grande Lisboa. E é assim que aqui estou, no primeiro dia de Setembro, nas Penhas Douradas, após dois dias de caminhadas ... que se completarão amanhã.
A jornada de ontem tratou-se de um percurso circular de 15 km, no trilho dos chamados Cornos do Diabo, com início e fim junto ao monumento do Sagrado Coração de Jesus, na Lapa dos Dinheiros, concelho de Seia.  O nome  desta aldeia  está associado a uma lenda  que  conta
Sagrado Coração de Jesus, Lapa dos Dinheiros
que, quando alguns homens construíam uma casa e por lá passaram uns caçadores, estes lhes disseram para construírem as suas casas mais abaixo, numas lapas; os homens assim fizeram. Um dia passou por lá o rei D. Dinis e os habitantes ofereceram-lhe um farto jantar. Quando o rei lhes perguntou o nome da aldeia, responderam que se chamava Lapa, porque era construída numas lapas. O rei perguntou-lhes também como tinham feito um jantar tão farto, ao que responderam: "com os nossos dinheiros". D. Dinis ordenou então que a aldeia se chamasse Lapa dos Dinheiros.
Todo o percurso é de grande beleza natural. Com cerca de 2,5 km percorridos, descemos até ao início de uma levada que nos leva ao misterioso rochedo dos Cornos do Diabo. Os Cornos do Diabo são uma grande rocha granítica com cerca de 6 metros de altura, em que no topo duas aguçadas pontas lembram uns cornos. Neste local foi construída uma mini represa que capta as águas da ribeira da Caniça, até à câmara de carga de Ponte Jugais. Seguimos a levada até um caminho que leva na direcção do rio Alva, na Senhora do Desterro, entrando na conhecida Mata do Desterro.

No corno esquerdo do Diabo... J! (Foto de João Ruano)
A fabulosa Mata do Desterro
Cabeça da Velha
Capela da Senhora do Rosário, junto à Cabeça da Velha
Seguiu-se a Capela do Sr. do Calvário e a célebre Cabeça da Velha. Novamente em direcção ao rio Alva, outra levada conduziu-nos à Ponte Jugais. Dir-se-ia que estávamos na Madeira...! Sempre junto à conduta de água, descemos para o "buraco da moura" e para as Cascatas da Caniça. O "buraco da moura" ... fez-me recuar aos meus velhos tempos da Espeleologia! A "exploração" não foi longa, contudo.
Junto às cascatas, a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros constitui um local bem agradável, rodeado por uma paisagem deslumbrante. E regressámos ao ponto de partida por estradão florestal.

Senhora do Desterro, rio Alva (foto de Jó Andrade)
Levada de água da Srª do Desterro
Lapa dos Dinheiros à vista
Buraco
da Moura
No Buraco da Moura ... a recordar-me os meus velhos tempos da Espeleologia! (foto de Jó Andrade)
Cascatas da Ribeira da Caniça
Praia fluvial da Caniça, Lapa dos Dinheiros
Aqui fica o percurso realizado:

Uma vez terminada a caminhada, da Lapa dos Dinheiros rumámos ao Vale do Rossim, "base" de onde hoje saímos para Manteigas e o vale do Zêzere! Acima dos 1400 metros de altitude ... a noite não foi felizmente tão fria quanto estávamos à espera. Mas os dias de hoje e de amanhã serão objecto do próximo post.